Bahia Urgente

Bahia Urgente

temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb

Brumado: Ao estilo Usain Bolt, assaltante foge algemado da delegacia, mas acaba preso de novo

Cientistas transformam célula do câncer em imunológica

Resultado das ruas: Dilma anuncia medidas de combate à corrupção

Rio de Contas: Bando fortemente armado protagoniza madrugada explosiva

Terça | 31.03.2015 | 09h00
Autor: Brumado Urgente


A agência que fica num prédio histórico foi destruída com a forte explosão (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

A cidade de Rio de Contas, uma das joias da Chapada Diamantina, viveu uma madrugada explosiva nessa terça-feira (31) com a ação de uma quadrilha fortemente armada que invadiu a cidade por volta das 03h30m e realizou uma cena digna dos filmes de Hollywood ao explodir a agência local do Banco do Brasil, que fica situada num casarão histórico, o qual ficou praticamente destruído. Eles chegaram em várias hilux e fecharam as principais ruas que dão acesso à cidade. Ao que tudo indica a quantia de explosivos utilizada foi muito alta e o impacto da explosão assustou os moradores da pacata cidade que ficaram aterrorizados com a ação. Eles levaram uma quantia em dinheiro que ainda não foi divulgada e, na fuga, queimaram um veículo que estavam utilizando e deram muitos tiros para alto, o que amedrontou ainda mais os moradores. A cidade está tendo uma manhã muito tumultuada com a presença de policiais de toda a região que estão montando uma operação para tentar capturar os bandidos. 

A população ficou chocada com o fato (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

Rui Costa: 'Não tenho máquina de imprimir dinheiro'

Terça | 31.03.2015 | 07h52


Foto: Reprodução

O governador Rui Costa (PT) deu a entender que o estado não vai dar aumento linear para o funcionalismo em 2015 devido à queda na arrecadação nos primeiros três meses do ano. "Eu prefiro ter a reivindicação para o aumento do que ter a reclamação do atraso de salários", disse Rui, na tarde dessa segunda-feira, 30, pouco antes de participar da solenidade de posse do conselheiro Marcos Presídio no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O governador disse que estão ocorrendo reclamações sobre atraso do salário de servidores em vários estados. "Vou buscar manter a folha, mas isso pressupõe que cada um faça sua parcela de contribuição. Não tenho máquina de imprimir dinheiro (…) tenho que pagar com os recursos que arrecado e a arrecadação não está respondendo em função da crise econômica", declarou.

Brumadenses saem ilesos de pouso forçado de aeronave no Ceará

Sexta | 27.03.2015 | 20h17


Foto: Reprodução netcina

Uma aeronave bimotor, fez um pouso forçado em uma mata da cidade de Guaraciaba do Norte-CE, informações passadas a nossa redação dão conta que o avião sofreu uma pane, obrigando o piloto a realizar um pouso de emergência, segundo informações obtidas pela redação do Brumado Urgente a aeronave pertence a uma família de Brumadenses e era ocupada por três pessoas, todavia, ainda segundo informações, ninguém ficou ferido.

Exposição Conquista: Celso Adolfo e Xangai se apresentam nesta sexta, 27

Sexta | 27.03.2015 | 19h30
Autor: Ascom Exposição Conquista


O compositor, violinista e cantor mineiro Celso Adolfo será a primeira atração da noite desta sexta-feira, 27, na Exposição Conquista 2015. O show começa a partir das 19h30, na Área Central do Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Em seguida, que subirá ao palco será o cantor, compositor e violeiro Xangai. A apresentação começará a partir das 21h30. 12ª Feira de Negócios Coopmac/Sebrae – No espaço da 12ª edição da Feira Coopmac/Sebrae, as atrações desta noite serão os cantores Beto Batera & Luiza e, em seguida, Bia & Iracema. Os shows vão acontecer, respectivamente, às 20h e às 22h.

Exercícios para Definição?

Sexta | 27.03.2015 | 14h47
Autor: por Vitror Cotrim


Não se iludam com essas frases, “agora vamos fazer exercícios para definir”, pois, todos os exercícios contribuem na queima de gordura. Muitos acreditam que fazendo series e repetições mais altas, entre 15 – 20, estariam definindo a musculatura. Mais isso apenas estimula a resistência muscular localizada, produzindo assim maior vascularização e intumescimento da musculatura solicitada, mas não definição. A definição vem através de disciplina e de uma dieta muito bem elaborada por um profissional de nutrição, aliado de um bom programa de musculação com volume e intensidade adequado, elaborado por um profissional de educação física.   

Juiz baiano é aposentado pelo TJ-BA após cumprir decisão de magistrado afastado no Piauí

Sexta | 27.03.2015 | 07h37
Autor: por Cláudia Cardozo / Fernando Duarte


O juiz Eduardo Pedro Nostrani Simão, lotado pela última vez na comarca de São Francisco do Conde, foi aposentado compulsoriamente pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) no último dia 20 de março por infringir uma instrução normativa da Corte. De acordo com o relator do processo, desembargador Jatahy Júnior, Nostrani “agiu de forma imprudente e irrazoável” ao despachar cartas precatórias oriundas da comarca de Canto do Buriti (PI), emitidas por um juiz aposentado compulsoriamente pela Justiça piauiense. Segundo o entendimento do relator, “os fatos que levaram o Magistrado a responder a processo administrativo disciplinar são gravíssimos e restaram suficientemente comprovados, ficando induvidosamente comprovado ter o Processado exercido o poder do cargo que ocupava para viabilizar o cumprimento de ordem emanada por juiz aposentado compulsoriamente, afrontando igualmente a ordem emanada da Corregedoria-Geral de Justiça deste Tribunal”. Defensor dativo de Nostrani, João Daniel Jacobina questionou a falta de acesso ao magistrado para realizar a defesa, porém defendeu a absolvição do juiz. No entanto, por unanimidade, os desembargadores acataram o voto do relator e decidiram pela “pena de aposentadoria compulsória, com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço”. Declararam-se impedidos de participar do julgamento os ex-presidentes do TJ-BA Mário Alberto Hirs, Telma Brito e Silvia Zarif, além de Rosita Maia. Em 2013, Nostrani já havia respondido por processo disciplinar por conduta desidiosa quando atuou na comarca de Cocos.

Brumado: Ao estilo Usain Bolt, assaltante foge algemado da delegacia, mas acaba preso de novo

Quinta | 19.03.2015 | 10h21


Imagem Ilustrativa

Um assalto comum a um estabelecimento comercial nas proximidades da “Pracinha do Fogo” acabou se transformando numa perseguição digna dos seriados policiais. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, o assaltante, após o roubo realizando na tarde desta quarta-feira (18), acabou sendo reconhecido e teve os seus dados passados à Polícia, que chegou à residência do mesmo e acabou efetuando a sua prisão. Muito revoltado o acusado deu vários chutes no compartimento para os autuados, mas acabou sendo conduzido para a sede da 20ª Coorpin e, quando foi sendo retirado da viatura, num ímpeto incrível, "como um raio" acabou dando uma de Usaian Bolt e deu um pique incrível, obrigando os policiais a saírem em sua perseguição. Mostrando a força esperada pela população no combate ao crime, os policiais foram determinados, dando até tiros de advertência e acabaram prendendo novamente o “fugitivo”, que acabou se entregando e desistindo de sua “louca escapada”. Ele já tinha sido reconhecido e já está à disposição da Justiça. 

Cientistas transformam célula do câncer em imunológica

Quinta | 19.03.2015 | 06h28


Imagem: Reprodução

Algumas descobertas importantes foram feitas “sem querer” na história da ciência, como o caso da penicilina. Foi o que parece ter acontecido com um grupo de cientistas britânicos da Universidade de Standford, que podem ter encontrado uma forma de combater células de câncer de um tipo agressivo durante experimentações recentes. As informações são do IFL Science. Depois de várias tentativas de encontrar uma maneira de prevenir as células cancerígenas de morrer durante as experiências, os cientistas descobriram que é possível forçar as células da leucemia a amadurecer em um tipo de célula imunológica, que, ironicamente, pode ajudar o corpo a combater outras células tumorais. O estudo foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Resultado das ruas: Dilma anuncia medidas de combate à corrupção

Quarta | 18.03.2015 | 17h19


Presidenta durante cerimônia de lançamento do pacote anticorrupção | Roberto Stuckert Filho l PR

O pacote anticorrupção enviado pelo governo ao Congresso Nacional e lançado oficialmente nesta quarta-feira, 18, pela presidenta Dilma Rousseff prevê, entre outros pontos, a tipificação do crime de caixa 2 e a elaboração de um projeto de lei que institui a obrigatoriedade de ficha limpa para todos os servidores públicos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Promessa de campanha da presidenta Dilma e entregue na terça, 17, ao presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, o pacote contém ainda uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para possibilitar o confisco de bens oriundos de atividade criminosa, improbidade e enriquecimento ilícito. Pelo proposta, quem for condenado pelo crime de caixa 2 após a proposta ser aprovada pelo Congresso poderá ficar preso de três a seis anos. A tipificação do crime consiste, segundo o pacote do governo, na tentativa de fraudar a fiscalização eleitoral, com a inserção de elementos falsos ou omitir informações para ocultar a origem, o destino ou a aplicação de bens, valores ou serviços da prestação de contas de partido político ou de campanha eleitoral.

Funcionários dos Correios paralisam atividades por tempo indeterminado em todo o estado

Quarta | 18.03.2015 | 15h01


Foto: Reprodução

Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) na Bahia iniciam greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (18), de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba). A decisão foi tomada na noite de quarta-feira (17), durante assembleia realizada na Praça da Inglaterra, no bairro do Comércio. Segundo o presidente da Sincotelba, Josué Canto, a greve foi deflagrada por duas motivações: suposta ameaça de privatização e progressiva redução de direitos dos funcionários da empresa. "Os Correios estão passando por todo um processo de reestruturação sem que haja a participação dos trabalhadores. Além disso, há uma precarização dos serviços em todo o estado", argumentou. Conforme Canto, dentre as insatisfações dos trabalhadores, está a aprovação de uma medida, válida a partir de abril deste ano, em que o desconto salarial referente ao fundo de pensão sobe de 3,94% para 25,98%. 

Brumado: Obras do Conjunto Penal paradas e o crime num ritmo cada vez mais veloz

Quarta | 18.03.2015 | 12h30


No local escolhido para abrigar o CPB só foram feitas as obras de terraplanagem até agora (Fotocomposição: Brumado Urgente)

O crescimento assustador da violência e da criminalidade em Brumado acabou provocando uma mudança profunda no consciente coletivo, já que antes, a construção de um Presídio na cidade era vista como extremamente negativa, passados cerca de dez anos desta primeira impressão, hoje, se tornou uma dos maiores anseios dos brumadenses, que clamam pela urgência da implantação do Conjunto Penal na cidade. Após enfrentar uma forte resistência das comunidades escolhidas, o local acabou sendo definido, nas proximidades da Comunidade dos Pebas, mas, quando tudo indicava que a construção iria se iniciar, inclusive até com pronunciamento do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte, de que as obras seriam rápidas, por ter uma estrutura de blocos pré-moldados, o que está se vendo é outra coisa totalmente contrária, já que a obra está paralisada e sem previsão de retomada, pelo menos, são essas informações dos representantes da empresa que venceu a licitação para a construção. A urgência, como se diz no mundo político, é urgentíssima, mas parece que o governo do estado ainda está alheio a isso, pois não vem tomando atitudes para resolver a questão da paralisação, pois só feita a terraplanagem do terreno e nada mais. Enquanto isso, dezenas e, não seria exagero, dizer centenas, de criminosos acabam se beneficiando com isso, proliferando o medo e o terror na cidade, invadindo casas, arrombando estabelecimentos comerciais, assaltando os pedestres e fazendo toda a sorte de delitos sob o ar protetor da impunidade, já que não há local para custodiá-los, o que faz com que, na maioria das vezes, a Justiça tenha que relaxar as prisões, mesmo tendo todas as provas condenatórias, o que incrementa ainda mais o crime em todo o município. Que o clamor silencioso dos brumadenses possam ser ouvidos pelos ouvidos até agora quase insensíveis dos governantes e que o Conjunto Penal de Brumado seja o construído o quanto antes. 

Dilma sanciona lei que criminaliza venda de bebida alcoólica a menores

Quarta | 18.03.2015 | 10h50


Divulgação

A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.106, que torna crime a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes. O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), prevê pena de 2 a 4 anos de prisão e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da determinação. De acordo com a lei, o estabelecimento ainda poderá ser interditado até o recolhimento da multa aplicada. Pelo texto, configura-se crime "vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica". O texto sancionado, que foi aprovado pelo Congresso no mês passado, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e revoga o inciso I do artigo 63 da Lei das Contravenções Penais. 

Câmara conclui votação de projeto que regulamenta Lei das Domésticas

Quarta | 18.03.2015 | 08h33


Foto: Divulgação

A Câmara concluiu na noite de hoje (17) a votação das emendas e destaques apresentados ao projeto de lei complementar que regulamenta os direitos dos empregados domésticos. O texto, aprovado na semana passada, é uma emenda substitutiva apresentada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ) ao projeto do Senado. Como a Câmara modificou o texto aprovado pelos senadores, a proposta retornará ao Senado para nova apreciação. Nas votações de hoje, os deputados rejeitaram o dispositivo que retirava do texto a proibição de contratação do empregado doméstico com regime especial de trabalho, com duração que não exceda 25 horas semanais. Com isso, a proibição foi mantida. Outra emenda rejeitada pelos deputados foi a que autorizava a dedução de até 20% dos gastos com os empregados domésticos no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Em outra votação, os deputados rejeitaram destaque que pretendia diminuir de 12% para 8% a contribuição do empregador ao INSS. Com isso, contribuição patronal de 12% foi mantida no texto que retornará ao Senado. Uma emenda ao texto estabelece que, no regime de trabalho dos domésticos de 12 horas seguidas com 36 horas de descanso, a remuneração mensal deve incluir o pagamento pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados. A emenda também estende essa regra aos vigilantes de segurança das instituições financeiras. Na última votação, os deputados não conseguiram votos suficientes para manter no texto o artigo que previa a fiscalização do cumprimento das regras por auditores do Ministério do Trabalho na residência do empregador. Eram necessários 257 votos para a manutenção do artigo, mas só votaram a favor da proposta 239 deputados.