Bahia Urgente

Bahia Urgente

temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb

Mulher envenena filha após brigar com ex-marido

Servidores de Saúde do estado mantêm greve e prometem manifestação nesta sexta

Barra do Choça: Mel é transformado em combustível

Google passa a sugerir músicas para churrasco e cafezinho no Brasil

Terça | 04.08.2015 | 20h06


(Foto: Reprodução)

Sem nada para fazer em uma tarde preguiçosa? O serviço de streaming de música do Googlesugere canções para tomar um cafezinho ou para ligar no 220V. As recomendações chegam ao Google Play Música para todos os brasileiros nesta terça-feira (4). A novidade traz de volta a tecnologia do Songza, ferramenta que ficou famosa ao oferecer listas de músicas criadas para embalar atividades específicas, como um churrasco, ou o humor dos ouvintes. “O que essa função faz é usar como combustível o dia da semana, a hora do dia, o tipo de aparelho que você está usando e sugerir listas de músicas sobre isso”, afirma ao G1 o gerente do Google Play Música, Elias Roman, que também é um dos fundadores do Songza.

Globo teria plagiado instituição em nova logo do Criança Esperança

Terça | 04.08.2015 | 17h03


(Foto: Reprodução)

A Globo pode ter cometido plágio ao apresentar a nova logo do programa Criança Esperança. A imagem, que marca os 30 anos da ação, tem elementos muito próximos da instituição Children's Museum of New Hampshire, programa de voluntariado da cidade de Dover, nos Estados Unidos. A semelhança foi notada por profissionais de publicidade, que começaram a compartilhar as logos nas redes sociais como Twitter e Whatsapp. O grafismo e as cores foram os detalhes que mais chamaram a atenção dos internautas. Uma das poucas diferenças seria a ausência dos pontos brancos nas letras. A Globo negou o plágio. Em nota, a emissora defendeu que a logo ”é uma criação original, feita a partir de uma evolução da tipologia da marca anterior e o uso da paleta de cores da marca Globo”. “A interseção das cores na tipografia faz referência ao conceito de ativação da campanha, em que diferentes cores e formas, quando unidas, ativam a solidariedade e a esperança", completaram.

Débora: a história da menina santa do cemitério

Terça | 04.08.2015 | 16h32


(Foto: Reprodução)

Uma história de violência na zona leste de São Paulo no começo dos anos 1980 transformou para sempre o cotidiano do maior cemitério do Brasil, localizado no bairro da vila Formosa, também na zona leste. Débora Campo de Oliveira, de apenas 5 anos, foi morta e esquartejada por uma vizinha que tinha ciúmes do carinho que o marido sentia por ela. Em janeiro daquele 1983, ela foi sepultada em uma das quadras do cemitério mais famoso da zona leste e não demorou muito para que o seu local de descanso eterno virasse ponto de peregrinação. Segundo o administrador do cemitério Vila Formosa I, Antônio Tagino da Silva, a "Menina Débora", como é conhecida, ganhou status de milagreira assim que foi enterrada no local.  “Essa criança foi sepultada aqui e, a partir daí, foi criado um culto religioso. As pessoas comparecem, principalmente aos finais de semana, para fazer pedidos para a menina”, disse.

Presidente do TRT-BA suspende corte de ponto de servidores

Terça | 04.08.2015 | 16h04


(Foto: Reprodução)

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargador Valtércio de Oliveira, decidiu suspender, no período de 3 a 25 de agosto, o corte de ponto e dos valores relativos a gratificações e ao auxílio alimentação dos servidores que aderiram à greve. O corte do ponto dos grevistas estava previsto no Ato 383/2015. O presidente do TRT ainda determinou a manutenção de 50% dos servidores em trabalho durante a greve. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (3) em mais uma reunião, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal (Sindjufe-BA), do Comando de Greve e a juíza Andréa Schwarz, titular da Vara do Trabalho de Porto Seguro. A data de vigência da suspensão do corte de ponto leva em consideração o limite para que o Congresso Nacional paute a análise do veto imposto pela Presidência da República ao PLC nº 28/2015, que trata da recomposição salarial dos servidores do Poder Judiciário Federal. Entretanto, os efeitos do ato serão mantidos no período de 23 de julho a 2 de agosto, até novo posicionamento da administração do tribunal. Nesta quarta-feira (5), o presidente do tribunal normatizará as novas deliberações, inclusive em relação à criação da Comissão Conjunta para Acompanhamento da Greve, uma proposta sugerida pelos servidores. Composta por integrantes da Administração e do Comando de Greve, a comissão deverá fiscalizar o cumprimento de todas as deliberações acordadas no decorrer do movimento. 

Detran oferece curso de capacitação a 600 mototaxistas na Bahia

Terça | 04.08.2015 | 15h31


(Foto: Mauro Akin Nassor/ Arquivo CORREIO)

Com o objetivo de reduzir os acidentes envolvendo motocicletas, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai ofertar durante o mês de agosto um curso de capacitação para mototaxistas. O objetivo é atender 600 profissionais que circulam em Salvador e Região Metropolitana. A iniciativa faz parte de uma parceria firmada nesta segunda-feira (3), pelo órgão e o Sindicato de Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindmoto), que aderiu à campanha ‘Leve a consciência na garupa’. Segundo Maurício Bacelar, diretor-geral do Detran-BA, o sindicato irá ajudar o órgão na seleção dos mototaxistas. “O sindicato vai nos ajudar a selecionar quem possui os critérios exigidos para exercer a profissão, como ter completado 21 anos e estar habilitado na categoria A, pelo menos há dois anos, além de possuir todos os dispositivos de segurança", explicou. Com duração de 30 horas, a capacitação irá contemplar aulas práticas e teóricas, nas quais os mototaxistas irão aprender noções de legislação de trânsito, gestão de risco sobre duas rodas, segurança e saúde, ética, cidadania e transporte de pessoas. 

Greve afeta mais da metade das agências do INSS, diz ministério

Terça | 04.08.2015 | 15h02


(Foto: Reprodução)

A greve de servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) chega à quinta semana. Ao todo, 54,5% das agências têm atendimento parcial e 17,8% estão fechadas, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Previdência Social. A mobilização afeta agências de todos os estados. A pasta diz que 5.734 servidores (17,6% do total) aderiram ao movimento, que pede reajuste salarial de 27,5% imediato, com aumento gradual nos próximos quatro anos, além de melhorias nas condições de trabalho. No fim da última semana, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) estimava uma adesão de aproximadamente 90%. O Ministério do Planejamento propôs um reajuste de 21,3%, dividido em parcelas nos próximos anos, e as negociações ainda continuam.

Governo investe mais de R$ 81 mi em abastecimento de água

Terça | 04.08.2015 | 14h31


(Foto: Reprodução)

Este ano, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), investiu R$ 81.694.521,21 em sistemas de abastecimento de água, em especial nas áreas rurais, cujas dificuldades da população são maiores. Com isso, um total de 21 municípios foram contemplados, beneficiando 236 mil moradores, que há muito aguardavam por concretizar o sonho de ter água potável em suas torneiras. Os recursos são oriundos dos governos federal e estadual. Nova Redenção, Muritiba, Rio do Antonio, Planaltino, Glória, Jacobina, Conde, Tanhaçu, Porto Seguro, Manol Vitório, Mulungu do Morro, Jequié, Conceição da Feira, Bonito, Uibaí, Cravolândia, Planalto, Santa Maria da Vitória, Oliveira dos Brejinhos, Riacho de Santana e Encruzilhada foram as localidades contempladas no primeiro semestre deste ano. (Tribuna da Bahia)

Aluna livramentense se destaca na 10ª olimpíada brasileira de matemática e recebe premiação

Terça | 04.08.2015 | 13h50
Autor: L12 Notícias


(Foto: Reprodução)

A aluna livramentense Fernanda Amorim Almeida, do 8º ano da Unidade Escolar Barão de São Timóteo, situada no distrito de São Timóteo, a 45 km da sede, recebeu a Premiação Regional da OBMEP 2014 pelo bom desempenho na segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Fernanda se destacou entre os melhores do estado da Bahia. A solenidade aconteceu no último dia 27 de agosto, auditório da UNEB, Campus VI, na cidade de Caetité, onde a aluna esteve acompanhada dos professores Adalto Neiva Trindade, Bento Dias e a Diretora Iani Santana. Para os professores, o sucesso obtido pela aluna Fernanda, dentre outros estudantes daquela Unidade Escolar, bem como os índices que a escola tem alcançado ao longo dos últimos anos é fruto de um trabalho incessante de professores e de toda a comunidade escolar.

Jovens e adolescente são flagrados com drogas em Vitória da Conquista

Terça | 04.08.2015 | 08h32


Foram apreendidos duas porções médias de maconha, duas petecas de crack e um aparelho celular Divulgação/ 77ª CIPM

Durante um flagrante, dois jovens de 18 anos foram presos e um adolescente apreendido, com drogas, no centro de Vitória da Conquista. De acordo com a polícia todos os envolvidos tem passagens pela polícia, inclusive o adolescente que já foi apreendido por roubos, furto e tráfico. A polícia estava realizando diligências quando avistou os jovens. Na ocasião, foram encontrados duas porções médias de maconha, duas petecas de crack e um aparelho celular. Conforme a polícia, Filipe Barbosa da Silva, Rafael Oliveira de Lucena e o adolescente  L. L. A. foram detidos e não negaram envolvimento com a criminalidade. *As informações são do R7 BA

Erro persistente

Terça | 04.08.2015 | 07h30
Autor: Por Dr. Cléio Diniz


Um erro por si só sempre provoca estragos, mas torna-se pior quando afeta todos os lados e coloca as partes em rota de colisão, todavia, este mesmo erro induz a uma catástrofe quando não se é corrigido e aqueles que deveriam saná-los insistem na ideia descabida de sua continuidade, para simplesmente não ter que admitir sua incoerência de gerência.

A Constituição Federal do Brasil, em seu artigo 5º, LXXVIII garante a celeridade da tramitação do processo, sendo que especificamente na esfera criminal, no âmbito do Inquérito Policial, peça investigatória que embasa o devido processo legal, a regra geral pertence ao artigo 10 do Código de Processo Penal que determina o prazo de 30 dias, salvo estar o investigado preso.

Estranhamente e contrariando a ideia de tornar ágil o procedimento, o sistema adotado em nosso Estado empurra os procedimentos do inquérito policial em sentido contrário dilatando ao máximo os prazos. Prazos estes que serão utilizados quando do tramite do processo criminal para inviabilizar o processo e impedir a devida aplicação punitiva.

Em um sistema em que o inquérito é vinculado a um agente público, no caso o Delegado plantonista, a peça investigatória só tramita nos dias que este agente público encontra-se de serviço, todavia o prazo perante a lei não é suspenso no período em que este agente público encontra-se merecidamente de folga. Enquanto isto a vítima sofre ao ver seu direito escorregar entre seus dedos e o sorriso da impunidade estampado no rosto daquele que cometeu o ato ilícito.

O único resultado real que aparece imediatamente é o desgaste da figura do serviço público, na pessoa de cada agente que se esforça para driblar os percalços causados pelo sistema e o descontentamento e descrédito da população. Uma estrada pavimentada e livre para o caos. 

STF nega pedido de desembargador baiano para estender aposentadoria para 75 anos

Terça | 04.08.2015 | 07h04


(Foto: Reprodução)

O desembargador Clésio Carrilho, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aposentado compulsoriamente por ter completado 70 anos, ingressou com um mandado de injunção no Supremo Tribunal Federal (STF) por considerar que houve uma inércia da Corte na extensão da Emenda Constitucional 88 a todos os magistrados. A Emenda Constitucional permite que ministros de tribunais superiores se aposentem aos 75 anos. A medida ficou conhecida como PEC da Bengala. O desembargador tentou estender a idade limite para aposentadoria no TJ, mas o pedido foi negado. No pedido, os advogados do desembargador buscam que o direito seja reconhecido até que uma lei específica seja editada. De acordo com o ministro Celso de Mello, a jurisprudência do STF enfatiza que em situações em que se verifica reserva constitucional do poder de iniciativa das leis, “não há como atribuir inércia legiferante a quem apenas pode deliberar mediante prévia provocação do titular exclusivo do poder de agir”. O mandado de injunção é utilizado sempre que a falta de norma regulamentadora tornar inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais. Para o ministro, o mandado de injunção só tem validade quando há “correlação entre a imposição constitucional de legislar, de um lado, e o consequente reconhecimento do direito público subjetivo à legislação, de outro”, e que, além disso, também é preciso que “se positive, objetivamente, situação de omissão abusiva no adimplemento da prestação legislativa”. 

Estudante cria spray que pode substituir camisinha no futuro

Segunda | 03.08.2015 | 20h02


A jovem está em busca de empresas e cientistas que comprem sua ideia para desenvolver os produtos (Foto: Divulgação/Girlplay)

Uma estudante quer revolucionar o mercado do sexo com um produto inovador: um spray que substitui o uso da camisinha. Michele Chu criou o conceito do projeto para a faculdade, mas assegura que ele é viável. A jovem é aluna de design do Pratt Institute, em Nova York, nos EUA.  Batizado de Girlplay, o produto cria a proteção a partir da pulverização de látex líquido ao redor do pênis. O preservativo se ajustaria facilmente ao formato do membro sexual masculino. "Pensei que o mercado de camisinhas precisava de algo revigorante", revelou Michele ao blog de design 'PSFK'. Para acompanhar o produto inovador, Michele criou o conceito de outros itens. "Os preservativos são apenas um componente do 'Kit Amantes', focado em mulheres corajosas e ousadas que querem mudar toda a experiência de fazer amor", ressaltou. Ela está em busca de empresas e cientistas que comprem sua ideia para desenvolver os produtos. (Fonte: Correio24h).

O pai do cantor Michael Jackson recebe alta de hospital em São Paulo

Segunda | 03.08.2015 | 19h03


Empresário Joe Jackson, pai de Michael Jackson, chega à première de ‘Clouds of Sils Maria’, no 67º Festival de Cannes, em imagem de arquivo (Foto: AFP Photo/Loic Venance)

O empresário Joe Jackson recebeu alta na manhã desta segunda-feira (3) do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. O pai do cantor Michael Jackson foi internado em 26 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico associado a um quadro de arritmia cardíaca. O empresário viajou para a cidade de São Paulo para comemorar seu 87º aniversário, que aconteceu na noite de domingo. Joe colocou um marca-passo durante sua internação no hospital. No início da tarde da última terça-feira (28), ele recebeu a visita da filha Janet Jackson e da neta Estevana Jackson em São Paulo.

Anvisa suspende venda de produto chinês para disfunção erétil

Segunda | 03.08.2015 | 17h35


(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, a distribuição, a publicidade e o uso do produto Huang He-Vigor Viril – Totalmente Natural, do Laboratório Li Feng S.R.L. Segundo a Anvisa, o produto não tem registro, notificação ou cadastro. “Comercializado por meio da internet pela empresa Mais Viril Com. e Representações, o item faz divulgações irregulares, alegando propriedades não aprovadas.” Ainda de acordo com a agência, foi constatada a presença da substância aminotadafilo, derivada de fármacos usados para disfunção erétil. Com a suspensão, a empresa deve promover o recolhimento de todo o estoque existente no mercado. A Mais Viril Com. e Representações informou que uma empresa terceirizada estava montando um site para a venda do produto, mas que nenhum lote chegou a ser importado ou distribuído no país. O endereço eletrônico, entretanto, permaneceu funcionando e foi alvo de vistoria. (Fonte: Agência Brasil). 

Após prisão de Dirceu, ministro diz que investigação não chegará a Dilma

Segunda | 03.08.2015 | 16h30


(Foto: Reprodução)

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse nesta segunda-feira (3) que a prisão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu no âmbito da investigação da Operação Lava Jato não preocupa o governo da presidenta Dilma Rousseff. Com a prisão de Dirceu, a operação chegou ao núcleo político que comandava o Palácio do Planalto na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  “Todos nós confiamos muito na conduta da presidenta Dilma e em nenhum momento passa por nós nenhuma expectativa de que se aproxime dela nenhuma investigação, nem de seu governo”, disse Kassab após participar da reunião de coordenação política com Dilma e mais dez ministros.