Bahia Urgente

Bahia Urgente

temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb

Caminhoneiro conquistense morre em acidente na BR 415

Itapetinga: Três pessoas e um cachorro morreram em acidente

Colisão frontal deixa doze pessoas feridas na BR-116 próximo a Planalto

Um minuto de treino intenso é equivalente a 45 minutos de exercício leve, diz estudo

Domingo | 01.05.2016 | 20h04
Autor: Bahia Notícias


(Foto: Reprodução)

Um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, comprovou, nesta semana, o que professores de atividade física funcional e CrossFit vem dizendo há muito. Segundo a pesquisa, publicada na revista “PLoS One”, um minuto de um exercício intenso (HIIT)  pode ter o mesmo efeito de 45 minutos de atividades físicas moderadas. Os pesquisadores analisaram 27 homens sedentários e mediram sua capacidade aeróbica. Além disso, os cientistas consideraram a capacidade do corpo de regular açúcares no sangue por meio da insulina e fizeram uma biópsia muscular para verificar o funcionamento dos músculos a nível celular. Tudo isso após dividir os participantes em três grupos de análise. O primeiro grupo não mudou nada em sua rotina, que era majoritariamente sedentária. Os participantes do segundo grupo foram orientados a realizar um treino durante o qual se aqueciam por cerca de dois minutos e depois se exercitavam moderadamente, em uma bicicleta ergométrica, por 45 minutos. 

SBI quer que angolanos que visitem o Brasil se vacinem contra febre amarela

Domingo | 01.05.2016 | 18h00


(Foto: Reprodução)

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) enviou nesta quinta-feira (28) uma carta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Saúde pedindo que o governo brasileira exija o certificado de vacinação contra febre amarela para quem tenta entrar no Brasil vindo de Angola. O país africano atravessa por um surto da doença, que já causou 238 mortes desde dezembro de 2015. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a alertar o mundo sobre o perigo de o surto em Angola se espalhar para outras regiões onde também há grande circulação do mosquito que a transmite, o Aedes aegypti. De acordo com o jornal O Globo, a carta endereçada ao diretor da Anvisa, Jarbas Barbosa, e ao diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, pede a obrigatoriedade imediata do comprovante de vacinação nos aeroportos. “O risco existe, considerando-se a proliferação do Aedes aegypti, que transmite não só dengue, zika e chicungunha, mas febre amarela também”, pontua o infectologista e assessor da presidência da SBI, Leonardo Weissmann.

Vírus ataca versões antigas do sistema Android

Domingo | 01.05.2016 | 16h02
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

Um novo ataque ransomware está atingindo usuários de smartphones Android, explorando vulnerabilidades críticas em versões mais antigas do sistema operacional móvel do Google - ainda em uso por milhões de pessoas. De acordo com relatório publicado pela empresa de segurança Blue Coat Systems, o vírus infecta o smartphone da vítima silenciosamente. A empresa diz que este malware se destaca porque consegue se camuflar completamente no sistema e não requer nenhuma ação do usuário para infectar o dispositivo. Uma vez instalado, o aplicativo malicioso bloqueia o celular e acusa a vítima de ter cometido crimes, colocando o dispositivo em um estado vegetativo. A vítima não consegue fazer ou receber chamadas ou utilizar seu dispositivo para outros fins. O problema só é resolvido quando o usuário compra vale-presentes do iTunes, no valor de US$ 100. Além de fazer o pagamento, é necessário informar os códigos comprados aos cibercriminosos. O alvo dos hackers são usuários de smartphones rodando as versões do Android 4.0.3 a 4.4.4. Segundo o Google, 56,9% de todos os aparelhos com Android utilizam essas versões. Para se manter seguro, o usuário deve atualizar o sistema operacional do seu dispositivos sempre que uma versão superior estiver disponível. 

Maria e João são os nomes mais comuns do país, revela IBGE

Domingo | 01.05.2016 | 15h02
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

Levantamento inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o nome próprio mais comum no Brasil é Maria. Segundo o órgão, 11,7 milhões de brasileiras tem esse nome. É mais que o dobro de pessoas chamadas José, o nome de 5,7 milhões de homens brasileiros. A informação é do Projeto Nomes no Brasil, divulgado hoje (27). Baseado no Censo de 2010, o levantamento compilou 130.348 nomes, durante as entrevistas em domicílios, sendo a maioria nomes de mulheres: 72.814 – que representam mais da metade da população do país. O terceiro nome mais comum no país também é de mulher: Ana. A compilação do IBGE revela os nomes mais frequentes por décadas de nascimento desde 1930, permitindo saber quais entraram e saíram de moda em cada período da história.

Reduções das tarifas do gás natural podem chegar a 5,5%, em média

Domingo | 01.05.2016 | 14h03


(Foto: Reprodução)

O usuário de gás natural no estado da Bahia vai perceber, a partir deste mês de maio, uma redução nos preços cobrados pelo energético. A queda no custo de aquisição do gás natural fornecido pela Petrobras motivou o reajuste da tabela de tarifas praticada pela Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) e permitiu descontos no valor do produto repassado ao usuário final. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) autoriza a aplicação da tabela nas tarifas de gás natural. O energético será fornecido com preços menores a partir do dia 1º de maio. A média do reajuste, juntando todos os segmentos, ficará na ordem de 5,54%. As maiores diferenças serão percebidas pelos usuários do Gás Natural Veicular (GNV). Os postos de combustíveis ligados à rede receberão o produto com tarifa até 5,72% mais barata. O GNV entregue aos postos na modalidade GNC (Gás Natural Comprimido) terá uma queda na tarifa média ainda maior, alcançando um percentual de 6,78%. Este modelo de fornecimento é utilizado para atender aos postos de combustíveis que ainda não estão ligados à rede de dutos da Bahiagás.

 

Amor de mãe faz cérebro do filho se desenvolver mais, diz pesquisa

Domingo | 01.05.2016 | 13h02
Autor: G1


Estudo da Universidade de Washington descobriu relação entre crescimento do cérebro e afeto de mãe. Na foto, a atleta americana Alysia Montano com sua filha, Linnea Dori (Foto: Mitchell Haaseth/NBC/US

Que o amor da mãe é importante, ninguém duvida. Mas um estudo americano acaba de ir um passo além ao mostrar que esse amor pode ajudar o cérebro de uma criança a se desenvolver mais. A autora que liderou o estudo, a psiquiatra infantil Joan Luby, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, descobriu que uma importante área do cérebro cresce duas vezes mais rápido em crianças cujas mães demonstravam afeto e apoio emocional, em comparação com as que eram mais distantes e frias. Imagens do cérebro mostraram que esse tipo de criação era mais benéfica para crianças com menos de seis anos – e que mesmo que uma mãe se torne mais afetuosa quando a filha ou filho é um pouco mais velho, não é possível compensar os anos em que esse amor foi negligenciado. Segundo Joan, o estudo sugere isso ocorre porque há um período crucial em que o cérebro responde mais ativamente ao apoio materno, provavelmente por conta da maior plasticidade do cérebro quando as crianças são mais novas. Ou seja, esse amor materno é ainda mais importante nos primeiro anos de vida.

Michel Temer quer cancelar recesso para antecipar impeachment de Dilma Rousseff

Domingo | 01.05.2016 | 11h03
Autor: Bahia Notícias


(Foto: Reprodução)

A votação do possível afastamento da presidente Dilma Rousseff ainda nem aconteceu, mas o vice-presidente Michel Temer já se articula para acelerar sua saída definitiva com a suspensão do recesso parlamentar do meio do ano. A iniciativa de aliados de Temer pode encurtar em pelo menos 15 dias o prazo do julgamento final de Dilma, previsto para acontecer em setembro. Em caso de afastamento da petista, cuja votação está marcada para o dia 11 de maio, o vice-presidente assume o comando por até 180 dias. "Não tenho nenhuma informação a esse respeito", disse Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da comissão do impeachment no Senado. Além de acelerar o julgamento de Dilma, Temer e seus aliados argumentam que a suspensão do recesso é importante para aprovar medidas que garantirão a retomada do crescimento do país. Um dos projetos com maior urgência de aprovação no Congresso é a convalidação dos incentivos fiscais concedidos pelos Estados às empresas com o Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS). Outra proposta que o eventual novo governo quer acelerar é a que trata do uso do regime de concessão para a exploração da camada do pré-sal.

Jovens com até 24 anos são mais vulneráveis a hackers

Domingo | 01.05.2016 | 10h03


(Foto: Reprodução)

No último ano, mais de um quarto dos jovens internautas perdeu um dispositivo (17%) ou teve o celular roubado (13%), e um terço deles não conseguiu mais acessar suas contas online ou teve a privacidade de seus dados violada, segundo uma pesquisa da Kaspersky Lab e da B2B International realizada com 12.355 pessoas. Na média, um em cada sete usuários (14%) teve seu dispositivo perdido ou roubado nos últimos 12 meses. Entre os jovens de 16 e 24 anos, este índice sobe para 26%. Na mesma faixa etária, 83% afirmaram ter sofrido consequências negativas pela perda do celular.Entre as consequências, 32% dos entrevistados tiveram suas contas online invadidas, 25% perderam definitivamente suas imagens e vídeos pessoais e 24% tiveram suas informações pessoais e sigilosas vazadas. Além disso, 22% dos usuários sofreram punições no trabalho, pois o dispositivo perdido ou roubado continha dados corporativos. E 21% das pessoas notaram que as informações financeiras armazenadas no dispositivo foram usadas impropriamente.

Empresa lança secador silencioso que não causa danos aos cabelos

Domingo | 01.05.2016 | 09h03
Autor: iBahia


(Foto: Reprodução)

"Os secadores de hoje são muito pesados e ineficientes e podem causar danos irreversíveis aos cabelos, por isso, tivemos essa iniciativa", disse o empresário. "Desafiei uma equipe de engenheiros a compreender a ciência dos mais diferentes fios e a desenvolver uma nova versão de secador de cabelo. Pensamos em melhorar a qualidade dos produtos e oferecer isso ao consumidor", explicou Dyson. Segundo o site australiano 'News', o secador supersônico usa a tecnologia Air Multiplier já presente nos modelos criados pela Dyson. As novidades estão no motor com 13 lâminas que alteram a frequência de som do aparelho, para que não possa ser ouvido por humanos, e em um termostato - interligado a um chip - que controla, a cada 20 segundos, o aquecimento para evitar danos. Mas, nem todo mundo vai ter chance de usar essa novidade maravilhosa, já que o secador deve ser vendido por US$ 571 (cerca de R$ 1.540). Ainda não há data de lançamento do produto.

Música ajuda bebês a falar, revela estudo

Domingo | 01.05.2016 | 07h02
Autor: G1


(Foto: Reprodução)

A música ajuda os bebês no aprendizado da fala, revela um estudo publicado na segunda-feira (26) nos Estados Unidos, que observou o comportamento de um grupo de crianças em idade de amamentação que participaram de jogos que incluíam o uso de ritmos musicais. Os pesquisadores compararam a evolução de um grupo de 20 menores de nove meses, aos quais ensinaram a reproduzir ritmos musicais em um pequeno tambor, enquanto um segundo grupo de 19 bebês, da mesma idade, recebeu outro tipo de brinquedos, como carrinhos ou cubos. Uma semana depois desta experiência, os bebês foram submetidos a testes para determinar as áreas exatas do cérebro onde houve maior atividade. 

Embasa pede reajuste de 10,97% em taxas de água e esgoto

Sábado | 30.04.2016 | 20h03
Autor: Bahia Notícias


(Foto: Reprodução)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) solicitou reajuste de 10,97% das tarifas de água e esgoto nos municípios onde atua. O pedido foi feito à Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), que divulgará a decisão no Diário Oficial do Estado. Caso seja aceito, o aumento será aplicado de forma linear nas tarifas cobradas atualmente. O aumento, que é anual, está previsto em lei e é baseado na variação da inflação e em parâmetros como a elevação de custos fixos. Se o pedido da Embasa for acatado pela Agersa, a tarifa residencial social, por exemplo, passará de R$ 10,30 para R$ 11,43.

Vídeo: Estudante carrega enxada para homenagear os pais em festa de formatura

Sábado | 30.04.2016 | 18h04
Autor: Blog Macaubense Life


(Foto: Reprodução)

A homenagem feita pela estudante Kauany Sousa aos seus pais durante sua formatura no curso de Serviço Social na UnP (Universidade Potiguar) emocionou não só os convidados presentes na cerimônia, mas também milhares de internautas. Na festa, ocorrida no dia 9 de abril na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Kaunany levantou uma enxada para representar o trabalho de seus pais que garantiu o sustento da família durante sua infância difícil no campo. Eu lembro do meu pai saindo todos os dias para trabalhar, como ele faz até hoje. Trabalhar na roça, para dar sustento para mim e mais três irmãos. Desde o início, foi sempre assim. A lembrança que eu tenho é de ver ele sair de casa para trabalhar”, contou a jovem de 24 anos em entrevista ao canal UERN TV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 

Nova eleição presidencial este ano custaria R$ 700 milhões

Sábado | 30.04.2016 | 16h03
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

Diante da crise econômica nacional, a realização de uma nova eleição para a Presidência da República este ano custaria cerca de R$ 700 milhões aos cofres públicos. De acordo com cálculos feitos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para acolher o voto cada eleitor custa individualmente R$ 4,80. Em outubro de 2014, quando 142.822.046 milhões eleitores estavam aptos a votar, o pleito custou aproximadamente R$ 685 milhões. Atualmente mais 2.715.131 milhões de brasileiros ingressaram na lista.   A tese de uma nova eleição presidencial ainda em 2016 tem sido reforçada com a possibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A ideia, bancada inicialmente pela Rede Sustentabilidade, é o objetivo principal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 20/2016 apresentada no Senado com o apoio de 30 parlamentares, entre eles, alguns insatisfeitos com uma eventual posse do vice-presidente Michel Temer (PMDB), substituto constitucional de Dilma em caso de deposição.

Bahia recebe novo pacote de 400 mil vacinas contra H1N1

Sábado | 30.04.2016 | 15h03
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

Muita precavida com a saúde, como foi a vida inteira, a professora aposentada Lígia Lírio não pensou duas vezes na hora de decidir por vacinar-se contra a gripe Influenza, na manhã dessa sexta-feira (29/4), no 5° Centro de Saúde Clementino Fraga, na Avenida Centenário. Afinal, acompanhando as notícias sobre o surto do vírus H1N1 que provoca a doença, ela percebeu a necessidade de se imunizar e evitar maiores complicações em sua saúde.  “Assim que acompanhei as notícias mais recentes ontem sobre a nova remessa, acordei cedo hoje para me precaver. Acho importante não só pra idoso, mas para qualquer pessoa”, explicou dona Lígia, que afirma ter sido atendida sem muita espera, apesar da grande procura no posto.  E assim, como ela, um grande número de pessoas amanheceu na porta dos postos da capital procurando imunizar-se o mais rápido contra a gripe. Na tarde de ontem, a Bahia recebeu mais 400 mil doses da vacina que já começou a ser distribuída em Salvador, região metropolitana, e para o interior do estado. A capital recebeu um estoque de 80 mil doses, que já começou a ser distribuído gradativamente por pelas 136 salas de vacinação do município. 

 

Dilma quer proibir franquias na internet fixa por decreto, diz jornal

Sábado | 30.04.2016 | 14h04
Autor: Correio 24h


(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff quer proibir as franquias de internet fixa através de decreto, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A medida deve integrar um chamado "pacote de bondades" que a presidente quer apresentar antes da votação da abertura do impeachmnet pelo Senado, previsto para o dia 11 de maio.  A intenção de Dilma é apresentar o decreto no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, para regulamentar os pontos que geram polêmica no Marco Civil da internet. A lei, de 2014, já está em vigor, mas algumas regras de neutralidade de rede ainda precisam de definição.  Com o decreto, as operadoras ficariam proibidas de diminuir velocidade de internet fixa ou exigir contratação de um pacote extra quando o cliente ultrapassasse o limite do plano, que continuaria existindo, mas caso alcançado não geraria penalização. A presidente também quer transferir o poder de fiscalização da internet da Anatel para o NIC.br, responsável pelos registros de internet. O pacote de bondades ainda deve incluir reajuste na Bolsa Família, novas concessões, mudanças das regras do Fies e prorrogação da permanÊncia dos contratados do Mais Médicos.