Bahia Urgente

Bahia Urgente

temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb

Rio do Antônio: Investigações de suposta ‘máfia dos combustíveis’ estão sendo concluídas pela Polícia Federal

WhatsApp derruba bloqueio do serviço e deve voltar a funcionar

Sudoeste: Ônibus escolar que levava crianças pega fogo em Piripá

Twitter anuncia permissão para conteúdo com mais de 140 caracteres

Quarta | 25.05.2016 | 07h00


(Foto: Reprodução)

O Twitter anunciou nesta terça-feira (24/5) que vai flexibilizar o limite de 140 caracteres nos tuítes, sua marca desde que foi lançado, há 10 anos. A rede social vai receber três novos recursos. Links para fotos, gifs, vídeos e enquetes não serão mais contabilizados como caracteres. No entanto, links externos que direcionam o usuário para uma página fora do Twitter continuam sendo contados. Nas conversas, ao responder um usuário, os nomes dos perfis citados vão aparecer antes da mensagem para não entrarem na contagem dos caracteres. Além disso, será possível colocar até 50 pessoas em um diálogo. Todos os tuítes que começam com "@" , que hoje atingem apenas o usuário citado e os seguidores do autor da mensagem, passarão a atingir as timelines de todos os perfis da rede social. A novidade será ativada em junho. "Uma das nossas maiores prioridades é melhorar nosso produto e mantê-lo sempre simples e veloz", disse Jack Dorsey, CEO e fundador do Twitter.

Conquista: Para polícia, vítimas de chacina morreram por engano

Terça | 24.05.2016 | 20h00
Autor: Blitzconquista


Foto: Blitz Conquista

As três vítimas da chacina do último sábado, 21, podem ter morrido por engano. É o que indica o início da investigação realizada pela Polícia Civil. As três vítimas seriam pessoas sem envolvimento com tráfico. Ambos estavam trabalhando e nenhuma testemunha disse algo que ligasse os jovens a qualquer relação com facções criminosas. Para polícia, os criminosos invadiram o imóvel errado ou receberam informações erradas sobre a identidade dos residentes da casa. Agora a polícia busca identificar o que teria levado os criminosos a executarem três pessoas por engano. A partir daí acredita que poderá chegar aos autores e esclarecer a motivação do crime.

Zé Raimundo busca consolidar frente política para disputar prefeitura de Conquista

Terça | 24.05.2016 | 19h01


(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O deputado Zé Raimundo (PT) revelou que neste momento a movimentação do seu partido e de apoiadores da sua candidatura para retornar à Prefeitura de Vitória da Conquista (foi prefeito entre 2002 e 2008), visa ampliar a frente política para defender o projeto do governo participativo, buscando agregar aliados históricos, como o PSB, o PC do B e o PV, além dos demais partidos que permanecem na base do governo municipal. “O nosso esforço é para termos, ainda no primeiro turno, o apoio de partidos que estão com pré-candidaturas. Estamos mantendo contato permanente para fecharmos uma frente ampla”, afirmou o pré-candidato nesta segunda-feira (23), a em entrevista concedida ao programa Agito Geral, na Rádio Melodia FM, conduzida por Pedro Alexandre Massinha. Zé Raimundo falou também da sua expectativa de que a campanha eleitoral desse ano, em Vitória da Conquista, seja civilizada e respeitosa entre os diversos candidatos. O clima de disputa é natural, com alguns candidatos mais agressivos, mas ele espera que seja mantido um clima “favorável”, como propôs. Até porque, mesmo que não consiga reunir aliados históricos ainda na primeira fase do pleito, Zé Raimundo acha que eles estarão unidos no segundo turno. E de forma bem humorada, mostrou-se bastante otimista sobre a possibilidade de vencer as eleições. “A nossa expectativa é a de fazer uma grande campanha”, encerrou. Sobre a definição de candidato a vice-prefeito para compor a sua chapa, Zé Raimundo informou que o partido está avaliando, no contexto da definição da frente política, qual o perfil de candidatura que possa somar e contribuir para tocar o projeto do governo participativo. “Vamos procurar um nome de vice, seja um homem, ou uma mulher, um jovem ou idoso, o que importa é tenha capacidade de agregar, de convivência, o espírito democrático e o amor por Vitória da Conquista”, disse.

Ambev abre inscrições para programa de estágio; veja como participar

Terça | 24.05.2016 | 18h04
Autor: Correio 24h


(Foto: Divulgação)

A Ambev está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2016. As oportunidades são para alunos do penúltimo e último ano de diversos cursos de graduação. Os interessados podem se inscrever até 12 de junho pelo site da companhia. O estagiário terá a missão de desenvolver projetos de melhoria em sua área de atuação, contribuindo para o crescimento da companhia, com autonomia para execução das atividades de rotina, contando com o suporte da equipe e dos gestores da área. O Programa tem duração de até dois anos e oferece bolsa auxílio, refeição, transporte da empresa e possibilidade de efetivação. A seleção dos candidatos será feita por cada unidade regional da companhia. Os candidatos devem se cadastrar até o dia 12 de junho pelo site www.estagioambev.com.br. Após a inscrição, os candidatos pré-selecionados farão testes online, que consistem em prova de inglês e raciocínio lógico. Os aprovados são chamados para etapas presenciais: dinâmica e entrevista.

Poções: Idoso de 84 anos é morto com um tiro de espingarda; suspeito do crime é um adolescente

Terça | 24.05.2016 | 17h04
Autor: Por Rodrigo Ferraz


Um corpo foi encontrado por moradores da Serra da Balança, zona rural de Poções, distante 60 km de Vitória da Conquista, no dia de ontem (segunda-feira). Segundo informações da Polícia, publicadas no Blog de Jeferson Almeida, a vítima se trata de um idoso de 84 anos, morador da localidade. A vítima foi identificada como Lionaldo Ribeiro Silva. C corpo foi encontrado com sinal de perfuração feita por um disparo de espingarda artesanal. Uma equipe da Polícia Técnica esteve no local e fez a remoção do corpo para o Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista. Através de investigações, a Polícia trabalha com a hipótese 

Lei cria selo para empresas que incentivarem doação de sangue

Terça | 24.05.2016 | 16h06


(Foto: Reprodução)

As empresas que incentivarem seus funcionários a fazerem doação voluntária e regular de sangue poderão ser premiadas com o Selo Empresa Solidária pelo Ministério da Saúde. De acordo com o ministério, a lei foi promulgada nesta terça-feira (24) e visa distinguir empresas que demonstrem preocupação social e solidária com a vida. Para participar, as empresas precisam informar e orientar os trabalhadores sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea, e os procedimentos para fazer o cadastro no registro oficial de doadores de medula óssea. As empresas também precisam conceder aos trabalhadores oportunidade e condições para ir ao banco de sangue ou hemocentro. “A iniciativa é muito interessante”, ressalta o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Baccara. “Ela vem reforçar o trabalho que fazemos no Ministério da Saúde de incentivar a doação voluntária de sangue. Além de ajudar a que as pessoas se tornem doadores regulares, o incentivo das empresas qualifica as doações: as pessoas estarão mais conscientes da importância de doar sangue e saberão os critérios”, observa.  Também receberão a homenagem empresas que incentivarem o cadastramento para a doação de medula óssea. As pessoas jurídicas que receberem o selo poderão usar a marca em propagandas e em publicações promocionais. Além disso, serão inscritas no Cadastro Nacional de Empresas Solidárias com a Vida. A cada ano, cinco delas serão premiadas com o título Empresa Campeã de Solidariedade.

Capital baiana: Gritos de 'Fora Temer' e tumulto marcam passagem de Tocha

Terça | 24.05.2016 | 15h08
Autor: A Tarde


passagem da Tocha Olímpica em Salvador tem início tumultuado e marcado por protesto contra o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB), na manhã desta terça-feira, 24. A Maratona da Tocha começou no Centro Histórico, onde teve empurra-empurra no Largo do Pelourinho entre o grupo que acompanhava o tour pela capital baiana. Depois, a passagem da Chama seguiu com protesto contra o governo peemedebista. Os manifestantes continuaram a caminhada com gritos de "Fora Temer" e "Governo golpista". Também houve empurra-empurra na descida do Elevador Lacerda, onde a Chama vai descer de rapel rumo à Cidade Baixa.

Trauma: Ana Hickmann é avaliada por psiquiatras e tem medo de ficar sozinha, diz jornal

Terça | 24.05.2016 | 13h55
Autor: Correio 24h


(Foto: Reprodução)

Ana Hickmann foi avaliada no domingo (22) por um psiquiatra para avaliar seu estado de saúde depois de sofrer o ataque de um fã em um hotel em Belo Horizonte. A informação é da colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Ana ficou sob a mira de um revólver, junto com o cunhado Gustavo Correa, e a assessora de moda Giovana Oliveira. Segundo a publicação, um médico tem ajudado a apresenadora a superar o trauma depois de ser ameaçada de morte por Rodrigo Augusto de Pádua, 30 anos. Apesar de se sentir bem, Ana Hickmann tem se recusado a ficar sozinha em qualquer momento do dia, segundo contou o marido dela, Alexandre Corrêa.  A apresentadora tem ficado sempre em companhia de familiares ou de algum funcionário da casa ou da equipe de trabalho da televisão. À coluna, Alexandre explicou que, por ter sido uma viagem de apenas um dia, a Belo Horizonte, foi a única "em muitos anos" em que Ana Hickmann viajou sem seguranças.

Exoneração de Romero Jucá do Ministério do Planejamento é publicada no Diário Oficial

Terça | 24.05.2016 | 12h59


(Foto: Reprodução)

A exoneração de Romero Jucá (PMDB-RR) do cargo de ministro do Planejamento foi publicada na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial da União (DOU). O afastamento acontece um dia depois da divulgação de áudios de uma conversa entre o peemedebista e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado no qual eles estariam discutindo uma obstrução das investigações da Operação Lava Jato. Ainda nesta segunda-feira (23) Jucá anunciou que deixaria a pasta para aguardar um posicionamento do Ministério Público Federal (MPF) sobre as conversas. "Eu sou presidente nacional do PMDB, sou um dos construtores deste novo governo e não quero de forma nenhuma deixar que qualquer manipulação mal intencionada possa prejudicar o governo. Enquanto o Ministério Público não se manifestar, eu aguardo fora do mistério o posicionamento. Se ele se manifestar dizendo que não há crime, que é o que eu acho, caberá ao presidente Michel Temer me reconvidar", declarou.

Temer lamenta oposição à nova meta fiscal e diz que é vítima de agressões psicológicas

Terça | 24.05.2016 | 11h52


(Foto: Reprodução)

O presidente interino Michel Temer criticou durante pronunciamento na manhã desta terça-feira (24) as tentativas de barrar a votação da mudança da meta fiscal do governo. Acompanhado de líderes da base no Congresso Nacional, ele pediu ajuda para que a matéria seja aprovada ainda hoje e disse que é vítima de "agressões psicológicas" por parte de opositores. Nesta segunda (23), o peemedebista entregou a Renan a proposta de revisão da meta que prevê déficit de até R$ 170,5 bilhões nas contas públicas. "Lamento dizer que muitos, que até propuseram a alteração da meta, anunciaram que vão tentar tumultuar os trabalhos para impedir a votação. Isso revela a absoluta discordância com a tranquilidade institucional do país", apontou. Temer ainda reconheceu a importância da oposição ao seu governo, mas reclamou dos que classificam sua gestão como reflexo uma ruptura com a Constituição. "Sou uma consequência da Constituição, não eu, pessoalmente, mas o vice-presidente. Por isso quero refutar aqueles que a todo instante pretendem dizer que houve uma ruptura constitucional. Quero deixar isso muito claro, porque temos sido vítimas de agressões psicológicas, para ver se amedrontam o governo. Não temos que dar atenção a isso", declarou.

Polícia Federal cumpre a 30ª fase da Operação Lava Jato

Terça | 24.05.2016 | 11h02


(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) cumpre, desde a madrugada desta terça-feira (24), a 30ª fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e em São Paulo. Serão cumpridos dois mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento. A ação foi batizada de "Operação Vício". De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), esta fase investiga a possibilidade de pagamentos de R$ 40 milhões em propina a partir de contratos fraudulentos da Petrobras com fornecedoras de tubo, que chegam a R$ 5 bilhões. As fraudes ocorreram entre 2009 e 2013, conforme o MPF. Os procuradores afirmam que há indicativos da participação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-diretor de Serviço e Engenharia da estatal Renato Duque. Ambos estão presos e têm condenação em decorrência da Lava Jato.

Conquista: Viatura da Polícia Militar pega fogo na esquina da Macaúbas com a Alagoas

Terça | 24.05.2016 | 10h04
Autor: Louro Magalhães


Um flagrante assustou populares que estavam na esquina da Avenida Macaúbas com a Avenida Alagoas, no Bairro Brasil, zona oeste de Vitória da Conquista. Uma viatura da Polícia Militar pegou fogo no local, por volta das 17h20 desta segunda-feira (23). Segundo testemunhas, um mecânico dentro do veículo estava fazendo testes. Inexplicavelmente o motor do veículo começou a soltar forte fumaça, e rapidamente o fogo tomou conta do motor. Outra viatura passou no momento e ajudou a conter as chamas. Minutos após, um carro do Corpo de Bombeiros chegou e fez o rescaldo. A PM irá apurar o quê pode ter provocado o incêndio. 

Polícia apura se jovem de 19 anos foi morta por rejeitar 'cantada' na Bahia

Terça | 24.05.2016 | 09h02


Jovem de 19 anos foi morta com tiro no peito em Feira de Santana (Foto: Reprodução/Acorda Cidade

A Polícia Civil da cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, apura se uma jovem de 19 anos, assassinada com um tiro no peito, foi morta após ter rejeitado uma cantada durante uma festa. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23), pelo delegado Fabrício Alencar Linard, que investiga o caso. O rapaz suspeito de cometer o homicídio está sendo procurado. De acordo com o delegado, a vítima, Tainá Caroline Batista Sampaio, fazia parte de um grupo do WhatsApp em que o suspeito também era membro. Os dois se encontraram em uma festa, na noite de sábado (21), um dia antes do crime, quando o rapaz teria tentado se aproximar da jovem. "Eles faziam parte desse grupo e se encontraram em um bar. Esse rapaz, então, teria feito uma brincadeira com ela e, ao que parece, ela não gostou. Essa brincadeira, segundo testemunhas, pode ter ocorrido com conotação de paquera", relatou.

Marinha abre novo concurso com 96 vagas; salário é de R$ 8.800

Terça | 24.05.2016 | 08h00


(Foto: Reprodução)

A Marinha do Brasil está com as inscrições abertas para um concurso público para a admissão de 94 médicos, em diversas especialidades, no Corpo de Saúde da Marinha. além de duas vagas para a área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, no Comércio. Os cadastros podem ser feito pelosite da Marinha até o dia 30 de junho. A taxa de inscrição é de R$80. Os interessados devem ser brasileiros nato, de ambos os sexos e ter menos de 36 anos de idade, dentre outros requisitos previstos em Edital. Após a aprovação em todas as etapas do Concurso, os alunos realizarão o Curso de Formação de Oficiais (CFO) na cidade do Rio de Janeiro. A remuneração é de cerca de R$ 8.800,00 (soldo mais gratificações), além de benefícios como alimentação, alojamento, auxílio-fardamento e assistência médica-odontológica, psicológica, social e religiosa. As áreas para este ano são: Alergologia(1), Anestesiologia(2), Cancerologia(1), Cardiologia(8), Cirurgia Cardíaca(1), Cirurgia Geral(6), Cirurgia Plástica(3), Clínica Médica(7), Cirurgia Torácica(1), Cirurgia Vascular(1), Endocrinologia(2),Fisiatria(1),Gastroenterologia(1),Geriatria(2), Ginecologia e Obstetrícia(3), Hematologia(2),  Infectologia(1), Medicina Intensiva(2), Medicina Nuclear(1), Nefrologia(2) Neurocirurgia(1), Neurologia(3), Oftalmologia(2), Ortopedia e Traumatologia(8), Otorrinolaringologia(4), Patologia(2), Pediatria(6), Pneumologia(3), Psiquiatria(6), Radiologia(7), Radioterapia(1), Reumatologia(1) e Urologia(2). Além destas vagas, foram disponibilizadas 02 vagas com âmbito regional deste Distrito: Ginecologia e obstetrícia(1) e Ortopedia e Traumatologia(1).

 

Enem 2016 tem 9,2 milhões de inscritos; boleto vence dia 25

Terça | 24.05.2016 | 07h02


(Foto: Reprodução)

O Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2016 teve 9.276.328 de participantes inscritos. O prazo se encerrou na sexta-feira (20). Agora, quem se inscreveu tem até quarta-feira (25) para pagar o boleto com a taxa de R$ 68 e ter sua participação confirmada. Na história do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número alcançado neste ano é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram. Em 2015 foram 8,4 milhões de inscritos, dos quais 7,7 milhões confirmaram as inscrições (com o pagamento do boleto ou obtenção da isenção da taxa). Ao fim daquele ano, 5,7 milhões fizeram as provas do exame. O ministro Mendonça Filho disse, em entrevista coletiva, que as restrições orçamentárias não afetarão a realização do Enem. Ele afirmou ainda que prevê a abertura de novas vagas do Pronatec e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda no segundo semestre. Segundo Mendonça, a equipe técnica do ministério ainda realiza levantamento para avaliar o recurso disponível para os programas.